Destruídos ninhos de vespa asiática e europeia em Amarante

A Proteção Civil de Amarante em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Amarante, Vila Meã e apicultores, têm vindo a destruir ninhos de vespas de origem asiática e europeia que se encontram nas diversas freguesias do concelho.

 

Atualmente existem, essencialmente, dois tipos de vespas presentes em Amarante, como é o caso da europeia e da velutina, mais conhecida por vespa asiática ou vespa das patas amarelas. Esta última é a mais preocupante, uma vez que, não tem um predador natural no nosso país e por isso, consegue proliferar e exterminar as nossas abelhas.

 

De referir, que a vespa velutina é uma espécie de fácil distinção comparativamente com as restantes, uma vez que possui características muito próprias, nomeadamente cabeça preta com face laranja/amarelada, corpo castanho-escuro ou preto aveludado. As asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas, sendo uma das maiores espécies de vespas.

 

Quando à vespa europeia, esta tem um predador natural e como tal não representa um risco tão elevado. Contudo, sempre que representem risco de saúde pública também são eliminadas.

 

Para o Comandante Operacional Municipal, Hélder Ferreira, o mais importante é que na dúvida as pessoas deem o alerta, podendo fazê-lo através do número 808 200 520.

Publicidade